Folha do ES
Sex, 22 de Mar
SESAN - VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

.Home     Colunistas     Raquele Requiere

TPM X NUTRIÇÃO


Raquele Requiere

Raquele Requiere

Nutricionista Coach - Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Brasil

Ver todos os artigos

  28.fevereiro.2019

A Síndrome da Tensão Pré Menstrual (STPM), mais conhecida popularmente por “TPM” é definida por um conjunto de sintomas físicos e psíquicos que afetam as mulheres no período fértil.

Nesta fase as mulheres sentem muito mais vontade de comer doces e carboidratos, já que o aumento do consumo desses alimentos ocasiona um aumento na síntese e excreção do hormônio serotonina.

Esse hormônio atua regulando o humor, e quando este se encontra numa baixa concentração, pode causar mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade ou mesmo depressão.

Quando estamos no período da “TPM” há um desequilíbrio dos hormônios no corpo feminino, inclusive da serotonina, e por este fato atividades físicas também devem ser feitas nesse período para que haja não só aumento do hormônio do bem estar como também melhoraria na circulação sanguínea.

Algumas dicas podem ser seguidas para amenizar os sintomas da tão terrível “TPM”, como:

- Não consumir cafeína em excesso, ou alimentos que possam conter cafeína, pois estes alimentos irão ocasionar irritação, ansiedade e alterações de humor; - Diminuir o sal para evitar “inchaços”; - Aumentar o uso de fibras para se evitar a prisão de ventre; - Incluir porções diárias de saladas verde-escuras (couve, brócolis, mostarda, taioba, salsinha) e frutas como melancia e abacaxi, pois facilitam a circulação sanguinea e atuam como diuréticos prevenindo a retenção de líquido. - Deve-se sempre, mais ainda nesta fase, fazer a ingestão de muita água

Comentários Facebook


As Mais Lidas


Enquete


Qual camiseta (masculina e feminina) é a mais bonita para o evento da FOLHA DO ES?

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2019 Folha do ES. Todos os direitos reservados.