Folha do ES
Sáb, 24 de Set
Nova logo da LEIA Pesquisa

.Home     Colunistas     Leandro Chades Bettecher

Peroá


Leandro Chades Bettecher

Leandro Chades Bettecher

Leandro Chades Bettecher é cantor, violonista, poeta, romancista, jornalista e compositor. Formado em Letras Literatura e um dos lideres da banda Maloca dos Braga.

Ver todos os artigos

  21.julho.2022

Hoje vi um barco descarregando peixe, era apenas um tipo de peixe, mas era bastante coisa. Era o tal do peroá, o mais utilizado na culinária local, geralmente é frito com farofa, salada e outras coisas fritas. É o carro chefe de muitos bares e restaurantes, virou tradição em Marataízes e no litoral sul capixaba.

Antigamente quando a peixaria era na praia central, a peroá era gigante em comparação as de hoje, cada uma pesava mais de dois quilos. Recentemente, quatro não dão um quilo.

Entretanto, ao voltar na parte da tarde para admirar a paisagem do local, que é linda por sinal. Passando no mesmo lugar onde estive, observei que os peixes estavam maiores, bem maiores e acabavam de chegar.

Era bom ver aqueles peixes, me fez lembrar de momentos da minha infância, onde eu ia com minha mãe e avó na peixaria da praia central, ali perto de onde estou agora...

Os dias de inverno estavam lindos, e passavam de maneira diferente no litoral, era como se demorassem mais a passar, uma sensação um tanto quanto interessante. E gostava disso, era a primeira vez que passava tanto tempo no litoral, em breve faz um ano que estou por essas bandas. Confesso que sinto-me bem aqui, o mar me acalma e me faz refletir, e sem dúvidas rola uma nostalgia, em lembrar da minha infância e adolescência, e isso é ótimo.

Comentários Facebook


Enquete


Como você acompanha as eleições de 2022?

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.