Folha do ES
Sex, 19 de Ago
Banner - A FOLHA JÁ SABIA

.Home     Colunistas     José Roberto Padilha

Retrospectiva 7.0 - Parte 3


José Roberto Padilha

José Roberto Padilha

José Roberto Padilha, jornalista, cronista, escritor, técnico de futebol e ex-jogador de futebol profissional, com passagens pelo Fluminense, Flamengo e Santa Cruz de Recife.

Ver todos os artigos

  15.junho.2022

A profissão de jogador de futebol precisa ser repensada. No país do futebol, onde merecíamos, como todo trabalhador, amparo da sociedade para uma aposentadoria decente, nos são exigidos os mesmos 35 anos de carteira assinada.

Como cumprir isso se o primeiro contrato é assinado aos 20, quando subimos dos juniores, e o último entre os 33 e 36 anos?

Mesmo que você seja o Nenê, e chegue aos 40, vai precisar de mais 15. Fazendo o quê se tudo que sabemos é jogar futebol?

Falo de um esporte de alto rendimento, com uma preparação física pesada e jogos que seguem um calendário desumano.

Essa foto é do Mineirão, Fluminense 2 X 1 Cruzeiro, Brasileirão de 75. A pressão era tão grande, Nelinho desferindo bombas de fora da área, Palinha e Joãozinho voando, que eu, Gil e Manfrine estávamos esgotados.

Devíamos estar pensando no que seria pior: os cinco minutos que o juiz deu de acréscimo ou os 15 anos que precisaríamos buscar do lado de fora.

O destino é o de sempre: muitos companheiros, sem amparo, sem oportunidades, na procura do consolo engarrafado, vivendo a derramar sua história sobre copos vazios.

Três Rios me acolheu, abriu as portas da gestão pública para que pudesse retribuir tudo o que o futebol fez por mim.

Infelizmente, muitos amigos não foram abraçados assim.

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.