Folha do ES
Qua, 5 de Out
Nova logo da LEIA Pesquisa

.Home     Colunistas     José Roberto Padilha

11 de Agosto ou 11 de Setembro?


José Roberto Padilha

José Roberto Padilha

José Roberto Padilha, jornalista, cronista, escritor, técnico de futebol e ex-jogador de futebol profissional, com passagens pelo Fluminense, Flamengo e Santa Cruz de Recife.

Ver todos os artigos

  11.agosto.2022

Dos 16 aos 20 anos nós, jogadores, entrávamos pela Rua Álvaro Chaves e seguíamos direto para o campo. Os sócios, viravam à direita e iam jogar, tênis, nadar, jogar vôlei, basquete e praticar saltos ornamentais.

O Futebol engrandecia o tricolor das Laranjeiras, mas muito associados não suportavam essa mistura de peles que o estatuto, carregando à época normas ocultas e racistas, encobria e avalizava.

Um abaixo assinado de uma socialite chegou à presidência e uma porta foi aberta na Rua Pinheiro Machado para separar jogadores e funcionários dos associados.

A sorte do cloro e das bolas é que eram brancas, caso contrário entrariam com a gente pela porta dos fundos.

Denilson, o Rei Zulú, era ídolo nacional, orgulho do tricolor das Laranjeiras, mas a cor da sua pele incomodava. E eu não sosseguei enquanto não estudei Direito para buscar vingança.

Fui buscar em seus livros justiça para os meus companheiros que me concederam amizade, orgulho, gratificações e títulos. Estudei o Pacto Social, de Locke, o Contrato Social, de Rousseau, mas os corredores em ebulição da universidade diante do regime militar me carregaram para a política.

Meus filhos, Bruno e Roberta, completaram meu sonho. De um dia ver de novo um ídolo do meu time, como o Luiz Henrique, ter o direito de entrar pela porta da frente do clube.

Amanhã, 11 de Agosto é o Dia do Advogado. Preparava um texto em sua homenagem quando a Globonews informava que o órgão máximo ds nossa justiça, o STF, acabava de lhe conceder 18% de aumento. E os salários dos seus ministros alcançarão 46,800 mil reais.

No momento em que dois em cada quatro brasileiros estão endividados, que auxílios eleitoreiros irão mascarar a fome da população até dezembro, que o salário mínimo é reajustado em 10%, alcançando a importância de R$ 1.222,00, eu pergunto: o Dia do Advogado é mesmo 11 de Agosto ou 11 de Setembro?

As torres, e as bandejas da balança da igualdade social, ruíram quando o STF, lá do alto da sua magistratura, atira decretos-bomba transformando em pó e detritos os meus anseios de menino.

Nossos sentimentos, meus filhos.

Comentários Facebook


Enquete


O que você espera do próximo Governo do Brasil?

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.