Folha do ES
Ter, 18 de Dez
INSTAGRAM DA FOLHA

.Home     Colunistas     Jackson Rangel Vieira

Os institutos de pesquisas foram desmoralizados


Jackson Rangel Vieira

Jackson Rangel Vieira

Jornalista, advogado e evangelista. Criador do primeiro jornal diário impresso fora da Capital do Espírito Santo. Vanguardista no lançamento do primeiro site fora da Capital. Blogueiro e um dos primeiros do Estado em investir nas redes sociais, com cerca de 200 mil seguidores só no twitter. Defensor incondicional da liberdade de expressão.

Ver todos os artigos

  08.outubro.2018

Os dois principais Institutos do Brasil, DataFolha e Ibope, foram desmoralizados pelo advento do chamado tempo real. Os comentaristas da Rede Globo, em especial, e os diretores das empresas de pesquisas não conseguem explicar o abismo da amostragem de boca de urna da realizada no dia anterior, 24 horas antes.

A utilização da pesquisa para efeito de observar tendência terá de obedecer a novo formato. Antecedendo o pleito meses antes somente para consumo próprio ou Quality para conhecer percursos. Quantitativa na real, somente no dia da eleição, com pesquisa matutina e parte vespertina antes de fechar o escrutínio.

Foi o samba do “crioulo doido” as variações alem das margem de erro a léguas uma da outra, em menos de 24 horas. Somente as realizadas nas chamadas “bocas de urnas” conseguiram desmentir a anterior com acerto mais preciso. Um dia antes Bolsonaro figurava com 35%. Um dia depois, 47%. É muita diferença.

Quem estava eleito no dia anterior, ficaram em terceiro ou em quarta posição, como o caso do Romário, candidato a governador pelo RJ. Não dá nem para relacionar a quantidade de erros desproporcionais a quaisquer probabilidades anunciadas e debatidas, imbecilmente.

A internet, também, chega para estabelecer um novo tempo de mensurar o pensamento do entrevistado. As tendências são voláteis muito mais velozes de quando se fazia campanha de seis meses no passado e uma amostragem durava um mês de validade. Agora é agora na revolução tecnológica e cibernética.

Pesquisa correta somente quando no dia do acontecimento, seja ele qual for. Esta é a nova era.

Comentários Facebook


Enquete


Qual a sua expectativa sobre o governo de Renato Casagrande no Espírito Santo?

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2018 Folha do ES. Todos os direitos reservados.