O autor deste Blog, quando surgiu a menção do nome do senador Ricardo Ferraço (PSDB) em possível envolvimento nas investigações da Lava Jato – lista de Facchim – , conhecendo os meandros do caso e a caminhada do político capixaba, vaticinou: “Ele é inocente. Coloco a mão no fogo. E deixo o jornalismo se ele for culpado”.

Em nenhum momento este jornalista ficou sobressaltado com o desenrolar do tempo sobre o caso. Pois bem! Ontem, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, decretou de vez o que já era fato. Sentenciou a inocência do senador Ricardo Ferraço. Mandou arquivar o caso, com observações elogiosas sobre o comportamento e conduta do político.

No caso em tela, a certeza do autor não advém da adivinhação e nem poderia no jornalismo. A inocência de Ricardo Ferraço era prevista por todos que conhecem sua trajetória. Exemplificando, o senador – pegando carona no colega Ricardo Boechat na expressão – ele “é um ponto fora da curva” em detrimento de alguns dos seus pares.

Por essas e outras, na caminhada do senador, em todo cumprimento do mandato foi considerado na sua atuação como um dos melhores do Brasil. Os capixabas vão reelegê-lo e Ricardo Ferraço continuará honrando o Espírito Santo. Não existe vitória sem sofrimento, sem luta. Ricardo Ferraço passou por esse vale e será o senador mais votado do ES. Anota aí  

*Jackson Rangel Vieira é autor do Blog Diário de Um Jornalista