A primeira pesquisa pós convenções e início da campanha eleitoral, o instituo IBOPE, a pedido da Rede Gazeta, apresentou quadro estimulado com larga vantagem para o candidato Renato Casagrande (PSB): 54%. Ou seja, ganharia no primeiro turno. Se considerar somente os votos válidos, o ex-governador chega a 73%.

O socialista tem 34% a mais do que todos os correntes juntos que somam 20%. A candidata Rose de Freitas (PODEMOS) ficam em segunda colocação com 13%. Os demais, somente Carlos Manato (PSL) chegou a 3%, seguido de Jackeline Rocha (PT), André Moreira (PSOL) e Aridelmo Teixeira (PTB) com 1% cada. Isto, na menção estimulada.

O que surpreende, menos de 45 dias das eleições, 79% dos entrevistas estão no campo dos votos inválidos entre indecisos, brancos e nulos. Casagrande tem 19% de votos consolidados. Rose e Manato com 1% cada. Os demais não foram mencionados.  Para vencer no primeiro turno, o socialista precisará de 50% dos votos válidos mais 1. 

DO REGISTRO

O levantamento foi realizado pelo Ibope entre os dias 15 e 17 de agosto de 2018. Foram entrevistados 812 eleitores. A margem de erro estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança utilizado é de 95%. Isso significa que a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral é de 95%.

A pesquisa foi contratada por A Gazeta do Espírito Santo Rádio e TV LTDA. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, sob o protocolo nº ES-09067/2018, e no Tribunal Superior Eleitoral, sob protocolo nº BR06548/2018

DA CAMPANHA

O favorito nas pesquisas, Casagrande, lançou sua campanha de rua hoje na sua terra natal, Castelo, no sul do Estado, juntos com com seus correligionários.