O jornalista Jackson Rangel Vieira, em artigo ousado e não convencional, vaticinou no dia 15 de abril a vitória do pré-candidato Renato Casagrande (PSB) ao Governo e o mais impressionante, a desistência do governador Paulo Hartung (MDB) ao pleito, que deixaria rastro de muita confusão.

Até o presente momento, sua visão premonitório está 100% exato, o que pode ser considerado surpreendente, colocando sua credibilidade profissional de 35 anos de trajetória em risco.

ÍNTEGRA DO TEXTO "SENSITIVO"

" Até junho, antes das convenções, o socialista terá crescente em cerca de 10% de frente do medebista. O mercado político ficará abalado e o perdedor anunciado recorrerá a uma saída honrosa, deixando muitas "viúvas" desesperadas que acreditavam no mito do invencível.

A partir de maio se formará um exército de cabo eleitorais voluntariosos nunca antes registrado na história do Espírito Santo. Os alistados são das áreas da Educação, Segurança e da Saúde com força descomunal, de boca a boca, desconstruindo o “imperador”.

Os soldados fiéis, base aliada, se ajoelharão diante do renascimento do novo líder. A deserção será em massa. Porém, haverá quem seguirá em fuga com o governador e com ele despencarão no abismo da escuridão da derrota, leprosos aos olhos dos eleitores.

Os militares e suas famílias serão como guerreiros e impiedosos com aquele que os humilharam na dignidade. Os professores educarão os eleitores quem imprimiu o insígnia vergonhosa da reprovação. Os agentes da Saúde não aceitarão carregar na alma o sangue dos vitimados do descaso.

O governador Paulo Hartung não suportará a perturbação dos seus próprios demônios e sucumbirá. Abrirá ala para o seu antecessor, sem dor, em resignação. Os mais confiantes de agora, que acreditam no “imbatível", surtarão. Choro e ranger de dente.

Pratica-se vários tipos de jornalismo: o opinativo, o factual, o analítico, o investigativo, o literário entre outros convencionais. Artigo como este, premonitório, clarividente e profético não consta em nenhum manual no universo das letras. Está inaugurada a escola de jornalismo premonitório.

Entre deboches, incredulidades, críticos impiedosos e ataques odiosos, somente o tempo revelará aos adeptos do padrão se existe mesmo quem consiga praticar esse tipo de jornalismo profético em pleno século XXI com assinatura do seu praticante.”

 

*Jackson Rangel Vieira é jornalista predestinativo