As pré-convenções estão provocando reações controvertidas no cenário político do Espírito Santo. Enquanto os correligionários do pré-candidato Renato Casagrande (PSB) ao Governo do Estado já cantam vitória em euforia por um cenário geral de empate técnico nas últimas pesquisas, o governador Paulo Hartung (MDB) opta pelo silêncio absoluto sobre as eleições.

A verdade é que essa comemoração por parte dos aliados e eleitores de Casagrande pode virar choro dependendo do significado da indiferença do governador, considerando uma campanha curta de 45 dias. Se o anunciar próximo da candidatura de Paulo Hartung equivaler no mínimo 5% para cima, o jogo eleitoral toma outra forma.

Outro trunfo que pode sugestionar mais 5% será a escolha do vice na chapa majoritária do governador. Só ai, soma-se 10% percentuais. Logo, os fatos novos estão estocados mais para o lado do medebista. Enfim, segundo turno com vantagem é melhor do que comemorar empate. Além do mais, os partidários do socialista têm abusado da propaganda extemporânea.

Cautela e canja de galinha não faz mal, principalmente em eleição aonde os favoritos são os indecisos que vão definir o pleito.