Folha do ES
Dom, 22 de Jul
Transparência Vargem Alta

Home     Colunistas     Mário Louzada

Um rio de boas práticas!


Mário Louzada

Mário Louzada

Secretário do Meio Ambiente de Cachoeiro de Itapemirim-ES

Ver todos os artigos

  22.janeiro.2018

Já estamos no meio do verão e os rios receberam pouca água em seus leitos, estão quase no nível de outubro! Está faltando chuva, o clima tá quente como nunca e o pior é que o pouco que choveu não está mais entre nós pois o solo está nu!
Precisamos proteger nossas nascentes e conservar nosso solo para que a água que cai das nuvens não vá direto para o mar! Ações como recuperação de mata ciliar, cercamento e revegetação de nascentes são fundamentais.
A construção de caixas secas nas estradas vicinais de nosso interior também ajudam e muito a não assorearmos nossos córregos com saibro e terra das estradas que são levadas para os leitos dos heroicos corpos hídricos que ainda resistem a tanta agressão.
Um grande amigo chamado Edcarlos Campos, secretário do meio ambiente lá em Água doce do Norte, desenvolve um excelente projeto chamado barraginhas que consiste em criar espaços para o acumulo de água nas propriedades e isso com baixíssimo custo.O resultado desse projeto merece ser visto por todos, coisa de encher os olhos de alegria!!
A verdade é que não temos uma política séria de recuperação de nossa cobertura florestal e preservação de nossos mananciais, a impressão que tenho é que a legislação está punindo os pequenos e médios agricultores! Caramba, quando vamos entender que produtor rural também é empresário e que produzir água custa caro?!.
O que estamos vendo nos últimos anos é muita propaganda e pouquíssimas ações, aliás o que se gasta com publicidade é muito maior do que o gasto com o objeto propagandeado, coisa de corar a face!!
Aqui por essas bandas da terra de Ruben Braga e Roberto Carlos estamos iniciando na SEMMA o “Projeto Nascente Viva”. Temos a meta de recuperar 600 hectares de matas ciliares e áreas de recarga de nascente nos próximos 03 anos.
Em parceria com os agricultores faremos a doação de estacas, arames e mudas para realizarmos essa tarefa. Não faltará também uma boa assistência técnica por parte da SEMMA e SEMAG. Nosso alvo são os pequenos proprietários. Para os grandes somente assistência técnica!
Quanto ao amigo Edcarlos das barraginhas, em breve ele estará por essas bandas realizando um dia de campo para nos atualizar e ensinar suas práticas. Temos muito trabalho a fazer e vamos fazer!! Essas ideias e práticas precisam chegar na assembleia e na câmara dos deputados para que políticas sérias de incentivo sejam formuladas!
Precisamos ter parlamentares que saibam sobre meio ambiente para que não continuemos a ter a vergonhosa sensação de que o desenvolvimento do ES está cada vez menos ambientalmente responsável e sustentável.



Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2018 Folha do ES. Todos os direitos reservados.