Folha do ES
Dom, 22 de Jul
Transparência Vargem Alta

Home     Colunistas     Mario Eugenio Saturno

Pelo Impeachment do STF


Mario Eugenio Saturno

Mario Eugenio Saturno

Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

Ver todos os artigos

  04.abril.2018

O dia 22 de março ficará marcado como o dia da vergonha do STF, o Supremo Tribunal Federal, pois fomos obrigados a assistir um show lamentável promovido pelos eminentes ministros. Embora a sessão do STF fosse para a votação do pedido de habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o show de horrores começou no dia anterior.
Quando a concessão de auxílio-moradia para todos magistrados seria examinada, mas a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) solicitou e o ministro Luiz Fux remeteu o caso a uma comissão de arbitragem, impedindo o corte do benefício que todos os juízes recebem desde setembro de 2014, quando o próprio Fux concedeu. Auxílio também para quem não deveria ter, um adicional de R$ 4.378. Por essas e outras, devemos indicar o ministro Luiz Fux para ser impedido.
Então, o ministro Gilmar Mendes manifestou inconformismo diante desse adiamento, já que se cassa prefeitos por despesas menores. Mendes continuou criticando os demais ministros até que o ministro Luís Roberto Barroso acusou Mendes de comportamento psicopata, desmoralizar a Corte e agir por interesses estranhos à Justiça. E, realmente, causa espécie Gilmar ter uma empresa para ganhar mais dinheiro até durante o expediente. Por sua vez, Gilmar rebateu, dizendo que Barroso deveria fechar seu escritório de advocacia. Considerando que ambos falam a verdade, devemos pedir o “impeachement” para os ministros Gilmar Mendes e Luís Barroso.
Se já não bastasse a verborragia a que somos submetidos desses discursos enormes e vazios, que afasta o cidadão comum e aborrece o culto, ainda tivemos que observar estarrecidos que a sessão teria que ser encerrada, pois o ministro Marco Aurélio tinha viagem marcada à noite para um compromisso na sexta-feira, iria palestrar na Academia Brasileira de Direito do Trabalho, no Rio de Janeiro. Espera aí! O STF é a entidade de justiça mais importante do estado brasileiro e essa ONG é o que? Mais importante no entender desse ministro? Por isso, devemos indicar que o ministro Marco Aurélio sofra o impedimento.
O mais inacreditável foi ver a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, suspender a sessão e marcar a continuidade para a sessão plenária seguinte que só ocorrerá no dia 4 de abril... O que? De sexta-feira, dia 23 até o domingo de Páscoa, dia primeiro de abril, os ministros estão de folga, “semana santa”. Baseado em lei, outro direito que fere a Ética e, por isso mesmo, devemos indicar o “impeachment” da ministra Carmem Lúcia.
Outros parecem merecer impedimento também, alguns que acham que devem lealdade ao Lula e não ao Brasil, aqueles que mudarão a interpretação da Constituição para livrarem os petistas, favorecendo também pedófilos, estupradores e assassinos.
A Câmara dos Deputados deveria assumir a acusação e denúncia, como o faz contra Presidente da República, uma vez que, conforme o artigo 52 da Constituição: Compete privativamente ao Senado Federal: II processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal (...) nos crimes de responsabilidade.



Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2018 Folha do ES. Todos os direitos reservados.